As fotos tiradas na visita de estudo à Escola Superior de Artes e Design.s
Foi no dia 14 de Outubro de 2010 pelas 20 horas da noite que os alunos do curso EFA A1-1150 horas, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, fizeram uma visita às instalações do ESAD.CR - A Escola Superior de Artes e Design.
Pode ser uma continuação para muitos alunos com o 12ª Ano a escolha das artes e multimédia neste Estabelecimento Escolar.
A tradição de cerâmica artística nas Caldas foi um factor determinante na localização desta Escola Superior do ensino público; esta é, por excelência, uma cidade de artes, com vasto património artístico e cultural, sobretudo nos domínios da pintura, da escultura e da produção cerâmica.
A escola iniciou a actividade lectiva em 1990 com três cursos de bacharelato aptos a colmatar a falta de competitividade da indústria cerâmica e a ausência de técnicos superiores qualificados nos domínios das Artes e Design. Ao longo dos últimos anos a ESAD.CR tem desenvolvido inúmeras acções pedagógicas integradas no contexto curricular dos seus cursos, constituindo uma referência no panorama do ensino superior nacional e conquistando progressivamente um lugar ao lado das melhores instituições europeias.
Instalada num Campus situado entre pinheiros a pouca distância do centro das Caldas, a ESAD.CR possui diversos edifícios, entre os quais o complexo original que ganhou o prestigiado prémio SECIL de arquitectura. A escola possui também uma ampla capacidade técnica que, para além das inúmeras salas-atelier, inclui oficinas tradicionais e multimédia, auditórios e anfiteatros, cantina e outros espaços colectivos dirigidos à comunidade académica.
Actualmente a escola possui, em pleno funcionamento curricular, cursos superiores na área das artes: Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Industrial, Design de Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia, Teatro, Som e Imagem. Desde o ano de 2008 alguns destes cursos são leccionados em regime pós-laboral. As qualidades patentes na produção resultante destes cursos são já reconhecidas, quer na qualidade das propostas apresentadas no âmbito dos estágios curriculares, quer na participação dos seus alunos e professores em concursos nacionais e internacionais, nos quais é frequente distinguirem-se com reconhecido sucesso
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